Quanto o rastreador consome da bateria do veículo?
Se for instalar o rastreador em carro, caminhão ou ônibus, não terá nenhum problema quanto ao consumo de bateria do veículo.
Porém se for instalar em moto, jet ski ou qualquer outro veículo que usa bateria pequena, de baixa amperagem, deverá observar que o aparelho em stand by consome 25mAh, ou seja 0,6A por dia.
Então se você usa a moto com freqüência, todos os dias ou pelo menos a cada 3 dias, não terá problema algum com a bateria da moto. Mas se você usa a moto esporadicamente, tipo uma vez por semana ou a cada 15 dias ou a cada mês, deverá então instalar um interruptor com chave a qual fará o desligamento na alimentação do rastreador (fio vermelho, positivo) quando a moto estiver parada por longo período em segurança em sua garagem. De modo que o rastreador ficará desligado neste tempo com a moto parada, pois do contrário, após alguns dias com a moto parada, a bateria da moto não terá carga suficiente para dar a partida na moto.
Ou poderá optar por fazer uso de um carregador de bateria portátil flutuante, neste caso poderá deixar o carregador ligado direto na tomada e na bateria da moto quando a mesma for ficar por dias parada em sua garagem. Este carregador flutuante pára de carregar automaticamente quando a bateria estiver totalmente carregada e mantém a mesma com carga máxima, impedindo que ela se descarregue.
SOBRE AS BATERIAS DAS MOTOS:
Bateria de moto só tem uma marca que realmente funciona como uma bateria deve funcionar, que se chama YUASA.
Se a bateria de sua moto for Moura, Heliar, Pirelli ou qualquer outra nacional, não suporta nada ligado à ela quando em repouso. Embora estas baterias consigam armazenar a carga por dias sem o uso da moto, ou seja, se ficar por exemplo 15 dias sem ligar a moto, quando for ligar ela, a partida ocorrerá normalmente. Porém se você ligar um simples led na bateria com a moto parada sem uso, em dois dias a bateria estará descarregada. Isso não era para ocorrer, pois um led não consome quase nada, mas isso acontece porque o chumbo usado nas baterias nacionais não presta, é impuro.
Note que o rastreador consome 0,6A por dia (a cada 24 horas), então, se ficar sem usar a moto 2 dias, a carga da bateria deve baixar 1,2A. Isso na prática só acontece se a bateria for YUASA. Se for uma bateria naciona, não terá diminuido apenas os 1,2A após 2 dias sem uso, o que acontecerá é que a bateria estará quase sem carga alguma.
Então, você pode trocar a bateria de sua moto por uma da marca YUASA, não terá problema algum com a bateria.
Ou pode instalar uma chave pacri de 20 reais que também resolverá o problema.
Segue descrição dos produtos mencionados:
INTERRUPTOR COM CHAVE
R$ 18,00
(mais o frete)
CARREGADOR DE BATERIA FLUTUANTE
Marca: Audi
R$ 60,00
Como utilizar: pode-se ligar um terminal de fio fixo na bateria da moto, um rabicho com um plug (conector) na ponta, de modo que a ponta fique debaixo do banco da moto. Isso facilitará, pois quando quiser ligar o carergador, não precisará prender as garras jacaré aos terminais da bateria, bastará colocar o outra parte do plug no fio do rastreador e então é só conectar no rabicho que ficará debaixo do banco da moto, facilitando assim a conexão do carregador com a bateria.
Esse carregador é bivolt (110 / 220v) automático e tem uma corrente de carga de 1,3Ah, carga lenta, de modo que nunca estragará a bateria da moto e quando atingir a carga total, ele pára de carregar e mantem a carga em nível máximo por tempo indeterminado, não precisa desligá-lo quando a carga total for atingida.
O carregador serve também para se usar em outros tipos de veículos a qual precise carregar a bateria, como jet ski, carro, etc.
O interruptor com chave (também conhecido como chave pacri) é uma opção para resolver o problema de quem utiliza pouco a moto. O carregador de bateria flutuante é uma outra opção. Analise qual será a opção que melhor atenderá à sua necessidade.